Gênese do clientelismo na organização política brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i11/12.18704Resumo
Este artigo pretende contribuir para a elucidação das condições sócio-históricas queestimularam o aparecimento do fenômeno do clientelismo político no Brasil. Dá-seatenção especial ao estudo de sua origem durante o período da Colônia, através daorganização de observações relevantes de uma série de autores importantes dahistoriografia brasileira sobre o período. O esforço para a compreensão doclientelismo no Brasil justifica-se em razão de ele ter-se firmado como um atributorecorrente da organização política do país,o que, por sua vez, acarretaconseqüências políticas negativas do ponto de vista dos interesses das classespopulares, da gente pobre do Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.