Os aparatos de comunicação de massa e a luta pela hegemonia no Brasil

Autores

  • Pedro Estevam de Rocha Pomar Jornalista, mestre em História (Unesp), doutor em ciências da comunicação (USP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i19/20.18754

Palavras-chave:

comunicação de massa, hegemonia,

Resumo

No Brasil, a ditadura militar incentivou a criação de um sistema de mídia oligopolizado, que se consolidou e coloca-se hoje como importante obstáculo à realização de reformas democráticas no país. PT e CUT, as maiores organizações de esquerda, deixaram de construir meios de comunicação de massa que pudessem se contrapor ao oligopólio. Diante da experiência dos jornais diários do PCB nos anos 1940-50, em certo sentido vitoriosa, sugere-se que a inexistência de potentes mídias contra-hegemônicas nas mãos do PT e CUT relaciona-se bem mais às concepções estratégicas conciliatórias, de “centro-esquerda”, da ala majoritária dessas organizações do que a dificuldades materiais e legais.

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Publicado

2008-06-20

Como Citar

Pomar, P. E. de R. (2008). Os aparatos de comunicação de massa e a luta pela hegemonia no Brasil. Lutas Sociais, (19/20), 80–93. https://doi.org/10.23925/ls.v0i19/20.18754