Entrevista – Heleieth Saffioti por ela mesma: antecedentes de “A mulher na sociedade de classes”
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i27.18768Palavras-chave:
Heleieth Saffioti, Ciências Sociais, Marxismo, FeminismoResumo
Em 2008, ocasião das comemorações dos 40 anos de Maio de 1968,entrevistamos Heleieth Saffioti em seu amplo e iluminado apartamento. O moteera ela contar o que fazia naquele ano, onde vivia, quais eram suas atividades,quais as impressões do período e quais as contribuições deste às CiênciasSociais. As lembranças eram tantas e tão intensas que sua narrativa se restringiuaos acontecimentos que vão de 1961, quando concorre e ganha o cargo deprofessora da Unesp de Araraquara, a 1967, ano de defesa de sua tese de livredocência,depois transformada no livro A mulher na sociedade de classes. Temoso privilégio de apresentar, por meio do relato ininterrupto, a construção dopensamento irreverente da feminista-marxista precursora dos estudos de gênerono Brasil. Num mesmo movimento, de sua narrativa emerge parte das tramas daconsolidação das Ciências Sociais no país.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.