As ciências sociais em duas tentativas de análise dos movimentos sociais no Brasil

Autores

  • Débora Cristina Goulart Doutoranda em Ciências Sociais pela Unesp-Marília e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais (NEILS), sediado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i23.18928

Palavras-chave:

Movimentos sociais. Ciências sociais. Teoria sociológica.

Resumo

Este trabalho apresenta um debate entre duas correntes analíticas nas Ciências Sociais sobre os movimentos sociais no Brasil, na atualidade. Há um campo que parte da normatização e legitimação dos espaços público-estatais como conquista dos movimentos e propõe a permanente ampliação das reformas sociais através de uma nova cultura política que perpassa os espaços estatais e as relações culturais dos movimentos. Outra vertente, parte da análise da dinâmica do conflito social e da luta das classes e polemiza com a idéia de conquista definitiva para os movimentos sociais com a participação na agenda dos governos. Tais pesquisadores constroem análises de diferentes prismas teórico-metodológicos e pretendemos aqui mostrar o este debate.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Goulart, D. C. (2009). As ciências sociais em duas tentativas de análise dos movimentos sociais no Brasil. Lutas Sociais, (23), 21–31. https://doi.org/10.23925/ls.v0i23.18928