O desenvolvimentismo como uma ideologia de segurança nacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i4.19022Palavras-chave:
desenvolvimentismo, ideologia, capitalismo, democraciaResumo
Enquanto uma ideologia burguesa, o desenvolvimentismo apresenta a consolidação do capitalismo como expressão da harmonização dos conflitos de classe e estofo da democracia. Sua ausência, no entanto, poderia alimentar a existência de certos padrões de conflito social que escapariam ao controle institucional e poderiam apontar para rupturas, tal como ocorria no Nordeste, em meados dos anos 50. Essa situação teria estimulado a elaboração de políticas regionais de desenvolvimento, expressas na fundação da Sudene. Supunha-se que a expansão de relações capitalistas era uma condição para a manutenção da ordem, o que teria convertido o desenvolvimentismo em uma ideologia burguesa de segurança nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.