O Estado e a transição em Mészáros: rompendo a camisa de força da democracia burguesa
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v18i32.25689Palavras-chave:
Crise estrutural do capital, Estado, socialismo, transição.Resumo
Este artigo apresenta a contribuição do filósofo húngaro Istvan Mészáros para a compreensãodo papel do Estado na transição socialista. Recuperando a tradição marxista de análise dopoder político, o autor questiona os projetos revolucionários do passado, que demarcavamno campo da luta pelo poder estatal a estratégia de superação do capital. Com a expansãoda crise estrutural do capital - complexo composto pela tríade: capital, trabalho assalariadoe Estado -surge no horizonte possibilidades de um movimento de massas de novo tipo,focado em lutar, de forma extraparlamentar, pela constituição da sociedade dos trabalhadoreslivremente associados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.