Ainda sobre a teoria da história em Marx

Autores

  • André Guimarães Augusto Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.
  • Marcelo Dias Carcanholo Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25738

Palavras-chave:

Marx, teoria da história, forças produtivas, relações de produção.

Resumo

Há uma interpretação generalizada de que Marx e Engels mantiveram uma visão positivista do progresso (como uma sucessão mecânica das fases da história) que os levaram a posições eurocêntricas, e até mesmo racistas, para as regiões “menos desenvolvidas” do mundo. Mesmo que possa haver alguma verdade nessas acusações, que de tempos em tempos alguns marxistas e seus críticos reproduzem, este trabalho tem como objetivo defender a teoria da história de Marx. Pensamos que, já em A Ideologia Alemã, é possível ver uma teoria claramente não-linear da história que iria ser mais desenvolvida nas obras posteriores de Marx.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Augusto, A. G., & Carcanholo, M. D. (2014). Ainda sobre a teoria da história em Marx. Lutas Sociais, 18(33), 9–22. https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25738

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)