Crítica e contra crítica do humanismo

Autores

  • João Quartim de Moraes Doutor em Ciência Política pela Fondation Nationale de Science Politique de l’Academie de Paris. Professor de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25742

Palavras-chave:

Teleologia, marxismo, materialismo, humanidade, darwinismo, objetividade teórica.

Resumo

A crítica do humanismo metafísico é peça central do legado filosófico althusseriano. Ela mostra a inconsistência teórica das versões teleológicas do marxismo e desbloqueia o caminho para a compreensão materialista, crítica e objetiva, da história social. A própria tese da autoprodução do homem pelo trabalho, metafisicamente interpretada, reduz-se a uma tautologia: o trabalho produz o homem porque ele trabalha de um modo humano. A explicação materialista de Engels pôs em evidência o papel determinante do trabalho na conexão evolutiva da mão com o cérebro, enraizando a história humana na evolução dos primatas. Ao alegar, contra Althusser, que o vocabulário humanista está presente em toda a obra de Marx, Losurdo deixa de lado o problema da objetividade teórica do materialismo histórico.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Moraes, J. Q. de. (2014). Crítica e contra crítica do humanismo. Lutas Sociais, 18(33), 74–89. https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25742