A operacionalização dos conceitos hegemonia política e bloco no poder: elementos para uma redefinição teórica

Autores

  • Gustavo dos Santos Cintra Lima Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e professor substituto no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG, Brasil.
  • Aldo Duran Gil Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp; professor associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25754

Palavras-chave:

Estado, Hegemonia política, bloco no poder, classes dominantes, classes dominadas.

Resumo

Este artigo busca expor de modo breve os aportes propostos por Décio Saes naoperacionalização dos conceitos de hegemonia política e bloco no poder formulados porPoulantzas em Poder político e classes sociais, publicado originalmente em 1968. Saesaplica o esquema teórico poulantziano, mediante um conjunto de retificações teóricas,para empreender a análise do funcionamento do Estado escravista moderno brasileiro esua destruição (=revolução política) na passagem à dominância das relações de produçãocapitalista na formação social brasileira no final do século XIX.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Cintra Lima, G. dos S., & Gil, A. D. (2015). A operacionalização dos conceitos hegemonia política e bloco no poder: elementos para uma redefinição teórica. Lutas Sociais, 19(34), 9–24. https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25754