A influência do Taylorismo na indústria brasileira e o processo de constituição do IDORT na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25755Palavras-chave:
Taylorismo, IDORT, Burguesia industrial, Luta de classes.Resumo
Neste artigo faz-se uma análise referente às ações da burguesia industrial paulista no iníciodo século XX, visando ao seu fortalecimento na sociedade. Os industriais paulistas articularamum grupo de empresários, engenheiros e professores para a criação de uma entidade quepudesse, além de representar seus interesses, sistematizasse suas ideias, divulgando-aspara toda a sociedade. Organização, padronização e racionalização do trabalho eram temasque faziam parte dos discursos e do projeto para a indústria em ascensão. Para tanto,criam em 1931 o Instituto de Organização Racional do Trabalho – IDORT fundamentado nospressupostos tayloristas e que teria o papel de sistematizar, defender, justificar e divulgar esteprojeto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.