O papel social do farmacêutico no capitalismo

Autores

  • Marcelo José de Souza e Silva Doutorando em Medicina Preventiva pela USP, São Paulo-SP, Brasil; professor temporário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25756

Palavras-chave:

Papel social, farmacêutico, valor, trabalho.

Resumo

O papel social do farmacêutico é um assunto comum de ser discutido a partir de umaconsciência parcial do papel da classe trabalhadora dentro da sociedade capitalista. Por nãoentender que a produção no capitalismo visa a produção de mercadorias com valor de troca,para obtenção de lucro e consequente reprodução e valorização do capital, a discussãorestringe-se ao aspecto idealista do que é ser farmacêutico. O objetivo deste trabalho émostrar que o papel dentro do capitalismo é a de produção de valor de troca através dautilização dos instrumentos de sua profissão, majoritariamente o medicamento. A partir disso,discutimos sobre a tendência histórica que pode levar ao desaparecimento deste profissionalna sociedade capitalista brasileira, sendo substituído por profissionais mais baratos para ocapital, mas que cumprirão a mesma função, de utilizar a saúde como meio para obter lucro,e não como um fim social.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Souza e Silva, M. J. de. (2015). O papel social do farmacêutico no capitalismo. Lutas Sociais, 19(34), 39–52. https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25756