Lukács, Mészáros e a atualidade da noção de ideologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33242Palavras-chave:
ideologia, lutas sociais, marxismo, classe dominante.Resumo
O texto apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que investiga a atualidade do conceito de ideologia para pensarmos as lutas sociais no século XXI. Para tanto, busca em György Lukács e em seu discípulo István Mészáros um desenho conceitual que nos permita recuperar a criticidade dessa noção, dentro de uma perspectiva ontológica. Muitas vezes compreendida como falsa consciência, a ideologia precisa ser vista em sua função enquanto norteadora dos conflitos e embates em andamento. Dessa forma, percebe-se que a ideologia permanece como um obstáculo a uma formação crítica do existente e impede a entrega das classes subalternas ao projeto de uma mudança radical da sociedade, cujo horizonte necessário deve ser a eliminação do capital.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.