Lênin e o Legado Universalista da Revolução de Outubro

Autores

  • Darlan Montenegro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Tamyres Ravache de Marco Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33252

Palavras-chave:

Revolução Russa, Lênin, Universalismo, Emancipação.

Resumo

Este trabalho aborda a herança política da Revolução de Outubro, tendo como fio condutor a concepção universalista da ação revolucionária proposta por Lênin no Que Fazer?, que constitui um dos elementos definidores do caráter do Partido Bolchevique. Tomando como referência a tese de que a origem do projeto revolucionário é exterior à classe e ultrapassa os interesses imediatos da luta econômica, sugerimos que, a despeito das enormes diferenças em termos de contexto histórico, o embate de Lênin com os chamados “economicistas” antecipa as questões que dividem a esquerda, na contemporaneidade, entre projetos de emancipação universal e a lógica fragmentária e particularista característica de importantes movimentos sociais.

Biografia do Autor

Darlan Montenegro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Professor de Teoria Política da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica-RJ, Brasil.

Tamyres Ravache de Marco, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Montenegro, D., & de Marco, T. R. (2017). Lênin e o Legado Universalista da Revolução de Outubro. Lutas Sociais, 21(38), 179–191. https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33252