Negro(a)s na mídia brasileira: estereótipos e discriminação ao longo da formação social brasileira

Autores

  • Bruna da Paixão Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Everton Melo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Yanne Angelim Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v22i40.46651

Palavras-chave:

“questão social”, questão étnico-racial, formação social brasileira, mídia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para reflexões críticas sobre a abordagem dos meios de comunicação em relação à representatividade social do(a)s negro(a)s na formação social brasileira. Buscamos levantar alguns aspectos do debate crítico em relação à tão propalada ideia de “harmonia étnico-racial”, do “bom convívio” entre as diferentes classes e etnias na sociedade brasileira, bem como da “igualdade de oportunidades” nas relações da sociabilidade capitalista.

Biografia do Autor

Bruna da Paixão Santana, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS).

Everton Melo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, Brasil. Pesquisador do GEPEM/UFS. Bolsista CAPES.

Yanne Angelim, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil. Pesquisadora do GEPEM/UFS.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Santana, B. da P., da Silva, E. M., & Angelim, Y. (2019). Negro(a)s na mídia brasileira: estereótipos e discriminação ao longo da formação social brasileira. Lutas Sociais, 22(40), 52–66. https://doi.org/10.23925/ls.v22i40.46651