Reatualizando o passado colonial: escravidão e modernidade em Urucungo de Raul Bopp

Autores

  • Yasmeen Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Miguel d’Abadia Ramos Jubé Júnior Martelo Casa Editorial

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v22i40.46653

Palavras-chave:

estética marxista, Raul Bopp, Urucungo, escravidão no Brasil

Resumo

Partindo dos pressupostos da estética marxista, este artigo apresenta a análise dos poemas “Diamba”, “Mucama” e “Favela n. 2”, do livro Urucungo (1932), de Raul Bopp, na tentativa de evidenciar como a forma estética dos poemas representa o processo social da escravidão do negro no Brasil até sua libertação e ascensão na sociedade de classes capitalista. A relação entre forma literária e conteúdo social será evidenciada, principalmente, na configuração do sujeito lírico que narra a história do negro africano em terras brasileiras a partir da perspectiva do oprimido. Para isso, o sujeito lírico traça um percurso historiográfico que demonstra que o passado colonial é reatualizado no presente, resultando na continuação da opressão contra os negros mesmo depois da abolição da escravatura.

Biografia do Autor

Yasmeen Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO, Brasil. Professora dos níveis médio e superior da rede particular. Artigo vinculado à pesquisa de mestrado, realizada com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Miguel d’Abadia Ramos Jubé Júnior, Martelo Casa Editorial

Doutor em Estudos Literários pela UFG, Goiânia-GO, Brasil. Coordenador Editorial da Martelo Casa Editorial.

Referências

BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 07-20.

BOPP, Raul. Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; EDUSP, 1998.

CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: Educação pela noite. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 163-180.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DÚMENIL, Gerard. Ler Marx. In: DÚMENIL, Gerard; LÖWY, Michael; RENAULT, Emmanuel. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Dominus Editora, 1965.

FREYRE, Gilberto Casa-grande & Senzala: a formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, história e testemunho. In: Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2009, p. 49-57.

GINZBURG, Jaime. Drummond e a banalidade do mal. Terra roxa e outras terras – Revista de estudos literários – vol. 1, 2002.

HOHLFELDT, Antônio. O esquecido Urucungo. In: MASSI, Augusto (org.). Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; EDUSP, 1998, p. 66-70.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio – Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

LUKÁCS, György. A característica mais geral do reflexo lírico. In: Arte e sociedade: escritos estéticos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011, p. 246-248.

______. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels. In: MARX, Karl; FRIEDRICH, Engels. Cultura, arte e literatura (textos escolhidos). São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012, p. 11-38.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão popular, 2008.

NOVAIS, Fernando. Aproximações – estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.

PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 1998.

VÁZQUÉZ, Adolfo Sánchez. As idéias estéticas de Marx. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1968.

WILDE, Oscar. A alma do homem sob o socialismo. Porto Alegre: L&PM, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

da Cunha, Y. P., & Jubé Júnior, M. d’Abadia R. (2019). Reatualizando o passado colonial: escravidão e modernidade em Urucungo de Raul Bopp. Lutas Sociais, 22(40), 79–93. https://doi.org/10.23925/ls.v22i40.46653