Reatualizando o passado colonial: escravidão e modernidade em Urucungo de Raul Bopp
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v22i40.46653Palavras-chave:
estética marxista, Raul Bopp, Urucungo, escravidão no BrasilResumo
Partindo dos pressupostos da estética marxista, este artigo apresenta a análise dos poemas “Diamba”, “Mucama” e “Favela n. 2”, do livro Urucungo (1932), de Raul Bopp, na tentativa de evidenciar como a forma estética dos poemas representa o processo social da escravidão do negro no Brasil até sua libertação e ascensão na sociedade de classes capitalista. A relação entre forma literária e conteúdo social será evidenciada, principalmente, na configuração do sujeito lírico que narra a história do negro africano em terras brasileiras a partir da perspectiva do oprimido. Para isso, o sujeito lírico traça um percurso historiográfico que demonstra que o passado colonial é reatualizado no presente, resultando na continuação da opressão contra os negros mesmo depois da abolição da escravatura.
Referências
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 07-20.
BOPP, Raul. Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; EDUSP, 1998.
CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: Educação pela noite. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 163-180.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DÚMENIL, Gerard. Ler Marx. In: DÚMENIL, Gerard; LÖWY, Michael; RENAULT, Emmanuel. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Dominus Editora, 1965.
FREYRE, Gilberto Casa-grande & Senzala: a formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, história e testemunho. In: Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2009, p. 49-57.
GINZBURG, Jaime. Drummond e a banalidade do mal. Terra roxa e outras terras – Revista de estudos literários – vol. 1, 2002.
HOHLFELDT, Antônio. O esquecido Urucungo. In: MASSI, Augusto (org.). Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; EDUSP, 1998, p. 66-70.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio – Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
LUKÁCS, György. A característica mais geral do reflexo lírico. In: Arte e sociedade: escritos estéticos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011, p. 246-248.
______. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels. In: MARX, Karl; FRIEDRICH, Engels. Cultura, arte e literatura (textos escolhidos). São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012, p. 11-38.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão popular, 2008.
NOVAIS, Fernando. Aproximações – estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.
PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 1998.
VÁZQUÉZ, Adolfo Sánchez. As idéias estéticas de Marx. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1968.
WILDE, Oscar. A alma do homem sob o socialismo. Porto Alegre: L&PM, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.