Margaridas em marcha por terra, água e agroecologia

Autores

  • Ilse Gomes Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Berenice Gomes da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v22i41.46685

Palavras-chave:

Marcha das Margaridas, Agroecologia, meio ambiente, lutas sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar como a temática do meio ambiente adquiriu importância na Marcha das Margaridas e tem se constituído em estratégia de mobilização e ampliação das lutas sociais que envolvem as trabalhadoras rurais no Brasil. Trata-se de uma pesquisa em andamento na qual utilizamos como método a análise das pautas e os Cadernos de Formação elaborados pela organização desta Marcha. A análise dos resultados parciais demonstra que as mulheres organizadas na Marcha das Margaridas compreendem que a defesa do meio ambiente é a garantia de sua própria sobrevivência, dos seus territórios e dos povos. E também nos apresentam como prática política a proteção e conservação da sociobiodiversidade, das fontes de água e da floresta, a agroecologia e a segurança alimentar. Revelam ainda que o meio ambiente constitui pauta central nesta Marcha, sobretudo no atual contexto de ameaça à soberania no país, onde as políticas ambientais têm sido desmontadas.

Biografia do Autor

Ilse Gomes Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP; docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, Brasil. Coordenadora, na mesma instituição, do Grupo de Estudos em Política, Lutas Sociais e Ideologia (GEPOLIS). Autora de Democracia e Participação na reforma do Estado, de 2003.

Berenice Gomes da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, Brasil; bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA); pesquisadora do GEPOLIS.

Referências

BANDEIRA, Lourdes M., Desafios da transversalidade de gênero nas políticas públicas. In: SWAIN, Tânia Navarro, Muniz, Diva do Couto G. (Orgs). Mulheres em ação - práticas discursivas, práticas políticas. Florianópolis: Ed. Mulheres; Belo Horizonte: PUC/MG, 2005.

CONTAG. Secretaria Nacional De Mulheres Trabalhadoras Rurais, Agricultoras Familiares. Cartilha. Brasília: CONTAG, 2018.

DEERE, Carmen Diana. Os direitos da mulher à terra e os movimentos sociais rurais na reforma agrária brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, n.12, v.1, 2004.

MARCHA DAS MARGARIDAS. MANIFESTO da Marcha das Margaridas –Margaridas na luta por democracia e garantia de direitos. 8 de março. Brasília: CONTAG. Disponível em <http://www.contag.org.br/imagens/ctg_file_508242842_01032018101455.pdf> Acesso em 11 Abr. 2018.

MARCHA das Margaridas se encerra com novas conquistas e mostra a força das mulheres organizadas. Disponível em <http://www.sof.org.br/2015/08/15/marcha-das-margaridas-se-encerra-com-novas-conquistas-e-mostra-a-forca-das-mulheres-organizadas/> Acesso em 07 abr. 2018.

MEDEIROS, Leonilde S.de. Movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: Fase, 1989.

SILIPRANDI, Emma. Ecofeminismo: contribuições e limites para a abordagem de políticas ambientais. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável., Porto Alegre, vol.1, n1, 2000.

SILVA, Berenice G. O golpe de 2016 e o retrocesso para as mulheres trabalhadoras rurais. In: Encontro Maranhenses sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero, 2, São Luís, Anais, São Luís, 2017.

__________. Resistência e luta das mulheres trabalhadoras rurais na Marcha das Margaridas. In: Mundo de Mujeres, 13 e Fazendo Gênero, 11, 2017, Florianópolis. Anais do Semin. Intern. Fazendo Gênero (documento eletrônico). Disponível em Acesso em 20 Abr. 2018.

__________. A Marcha das Margaridas: resistências e permanências. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2008.

TIBURI, Márcia. O golpe foi contra as mulheres trabalhadoras. Entrevista ao Portal da CUT. Disponível em <https://www.cut.org.br/noticias/> Acesso em 12 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Silva, I. G., & Silva, B. G. da. (2020). Margaridas em marcha por terra, água e agroecologia. Lutas Sociais, 22(41), 306–317. https://doi.org/10.23925/ls.v22i41.46685