Vem pra Rua e MBL no contexto do golpe parlamentar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i42.47436

Palavras-chave:

Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre, classes sociais, movimentos-apoio.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva classista, o Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre, movimentos de cunho liberal e conservador que ganharam expressão no contexto brasileiro do golpe parlamentar que destituiu a presidente Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT). Como o marxismo tem privilegiado a análise dos movimentos relacionados ao trabalho e à reprodução da força de trabalho, o exame de grupos com bandeiras liberais e conservadoras deixa uma lacuna na análise dos movimentos sociais. A partir da análise de uma conjuntura específica, buscamos sustentar nossa hipótese que consiste na possibilidade de frações das classes médias se organizarem em movimentos-apoio para a defesa de seus interesses particulares e/ou em apoio às frações hegemônicas no interior do bloco no poder.

Biografia do Autor

Diego Batista Rodrigues de Oliveira, Grupo de Estudos de Política da América Latina. Londrin.a-PR, Brasil

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisador do GEPAL – Grupo de Estudos de Política da América Latina. Londrina-PR, Brasil.

Eliel Machado, UEL

Doutor em Ciências Sociais. Professor de Ciência Política da UEL; coordenador, na mesma instituição, do GEPAL – Grupo de Estudos de Política da América Latina.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Oliveira, D. B. R. de, & Machado, E. (2019). Vem pra Rua e MBL no contexto do golpe parlamentar no Brasil. Lutas Sociais, 23(42), 98–108. https://doi.org/10.23925/ls.v23i42.47436

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>