As contribuições de Heleieth Saffioti para a análise do emprego doméstico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52171

Palavras-chave:

trabalho, emprego doméstico, Heleieth Saffioti.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar contribuições de Heleieth Saffioti para a análise da função e da natureza do emprego doméstico no capitalismo. Para isso, realizamos um estudo sobre as principais produções de Saffioti e articulamos com o debate de Marx sobre as configurações do trabalho na sociedade capitalista, especialmente no debate sobre trabalho produtivo e improdutivo. Saffioti define emprego doméstico como uma atividade não capitalista de trabalho paga com a renda pessoal da família e/ou do indivíduo que emprega, e tem como principal função a reprodução da força de trabalho.

Biografia do Autor

Renata Gomes da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Serviço Social. Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Monique Soares Vieira, Universidade Federal do Pampa, São Borja-RS, Brasil.

Doutora em Serviço Social. Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, São Borja-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Gomes da Costa, R., & Soares Vieira, M. (2021). As contribuições de Heleieth Saffioti para a análise do emprego doméstico no Brasil. Lutas Sociais, 23(43), 271–284. https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52171