Caminhos compartilhados: Heleieth Saffioti entre luta feminista e produção acadêmica – Entrevista com Verônica Ferreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52177

Palavras-chave:

Patriarcado, Nó (relações sociais de classe, gênero e raça), Perspectiva Materialista, SOS Corpo, Nordeste.

Resumo

Nesta entrevista, Verônica Ferreira discorre sobre sua trajetória intelectual e militante e os encontros com o legado de Heleieth Saffioti, sobretudo os debates do patriarcado, o Nó das relações sociais de classe, gênero e raça e a perspectiva materialista. Ressalta-se o diálogo entre Heleieth Saffioti e a luta feminista no Brasil e na América Latina por meio da relação entre Saffioti e o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. Discute-se, também, a contribuição de Saffioti para pensar contextos e Nordeste.

Biografia do Autor

Raquel Lindôso, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil. O doutoramento é realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Daniele Motta, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), Campinas-SP, Brasil.

Verônica Ferreira, SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é pesquisadora no SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, Recife-PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Lindôso, R., Motta, D., & Ferreira, V. (2021). Caminhos compartilhados: Heleieth Saffioti entre luta feminista e produção acadêmica – Entrevista com Verônica Ferreira. Lutas Sociais, 23(43), 322–330. https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52177