Elementos sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em Cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52207

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, alfabetização, políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo propõe pesquisar e compreender as políticas educacionais cubanas como de significativa capacidade e, desse modo potencial contribuição às proposições políticas públicas brasileiras, especialmente para a Educação de Jovens e Adultos. Considera para esta opção, tratar-se Cuba de um país que, como o Brasil constituiu-se em históricos de colonização, capitalismo dependente, formação católica, a localização no mesmo continente americano e, especialmente, a universalização da educação básica realizada em Cuba apesar das dificuldades decorrentes do bloqueio econômico contra esse país desde 1959 até o presente momento.

Biografia do Autor

Sidneya Magaly Gaya, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) dessa mesma Universidade, Florianópolis-SC, Brasil.

Waldir Rampinelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Sociais. Professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Gaya, S. M., & Rampinelli, W. (2021). Elementos sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em Cuba. Lutas Sociais, 23(43), 350–366. https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52207