Em defesa do Sistema Único de Saúde – Entrevista com Fernanda Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53012

Palavras-chave:

Pandemia, coronavírus, Sistema Único de Saúde, atenção psicossocial.

Resumo

Nesta entrevista, a assistente social e psicanalista em formação Fernanda Almeida discorre sobre sua trajetória política e acadêmica, desde a atuação no Bairro da Brasilândia, periferia empobrecida de São Paulo, que, nestes tempos de coronavírus, se tornou um grande laboratório necropolítico. Trabalhadores/as negros/as e moradores/as das periferias precarizadas formam a grande maioria entre as vítimas fatais da Covid-19. Filha da classe trabalhadora, Fernanda aposta na ciência e na campanha de vacinação para todos/as e destaca o quanto o Sistema Único de Saúde é fundamental no combate à pandemia. É por meio da saúde pública, e não da saúde como mercadoria, que se poderá efetivamente salvar vidas. Para isso, é preciso defender a saúde pública e romper com a máquina ideológica de destruição do SUS.

Biografia do Autor

Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Livre-docente em Política; docente do Departamento de Política e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador, na mesma Instituição, do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais. São Paulo-SP, Brasil.

Renata Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais; docente da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista; onde co-coordena o Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares. Santos-SP, Brasil.

Ilse Gomes Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciências Sociais – Política; professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Fernanda Almeida, Rede Pública de Saúde (SUS) em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

Assistente Social, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Serviço Social e Saúde da FAPSS-SP, São Paulo-SP, Brasil. Atua na Rede Pública de Saúde (SUS) em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Psicanalista em formação, estudante do Curso de Psicanálise do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Almeida, L. F. R. de, Gonçalves, R., Silva, I. G., & Almeida, F. (2020). Em defesa do Sistema Único de Saúde – Entrevista com Fernanda Almeida. Lutas Sociais, 24(45), 305–321. https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53012

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>