Controle estatal e resistência quilombola em Alcântara-MA: da remoção à luta pela titularidade dos territórios étnicos

Autores

  • Zulene Muniz Barbosa Universidade Estadual do Maranhão
  • Saulo Carneiro de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v25i47.61463

Resumo

Neste artigo analisamos, de um lado, as formas de controle jurídico-político do Estado brasileiro para a implantação da base espacial em Alcântara a partir da utilização de instrumentos de coerção e consenso, e do outro, os conflitos territoriais entre o CLA, a resistência local e a luta pela titulação dos seus territórios.

Biografia do Autor

Zulene Muniz Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciência Política pela PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.

Saulo Carneiro de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Lúcio Flávio R. de. De JK a FHC: apontamentos para analise das lutas sociais no Brasil Contemporâneo. In: RAMPINNELI, Waldir; OURIQUES, Nildo (Orgs.). No fio da Navalha: críticas das reformas neoliberais de FHC. São Paulo: Xamã, 1997.

ANDRADE, Maristela de. Expropriação de grupos étnicos, desequilíbrio ambiental e (in)segurança alimentar. In: ANDRADE, Paula Maristela de; SOUZA FILHO, Benedito (Orgs.). Fome de Farinha: deslocamento compulsório e insegurança alimentar em Alcântara. São Luís: EDUFMA, 2006.

BARBOSA, Zulene Muniz. Maranhão, Brasil: lutas de classes e reestruturação produtiva em uma nova jornada de transnacionalização do capitalismo. São Luís: Editora UEMA, 2006.

BRASIL. A Cidade Histórica de Alcântara. Medidas para sua preservação face ao novo dinamismo. Rio de Janeiro, 1984.

BRASIL. A política espacial brasileira / relator: Rodrigo Rollemberg; Elizabeth Machado Veloso (coord.); Alberto Pinheiro de Queiroz Filho et al. Brasília: Edições Câmara, 2009.

CARNEIRO, Saulo. A politica aeroespacial brasileira e o controle jurídico- politico do espaço: atuação do Estado brasileiro e a resistência local na defesa dos territórios étnicos de Alcântara- MA. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional). Universidade Estadual do Maranhão, 2014.

CHOAIRY, Antônio César da Costa. Alcântara vai para o espaço: a dinâmica da implantação do Centro de Lançamento de Alcântara. São Luís: Edições UFMA, 2000.

MEIRELLES, Sérgio. Alcântara na era espacial. São Luís: Cáritas Brasileira, 1983.

PEREIRA JUNIOR, David. Quilombos de Alcântara: Território e Conflitos- Intrusamento do território das comunidades quilombolas de Alcântara pela empresa binacional, Alcântara Cyclone Space. Manaus: Editora da UFAM, 2009.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1995.

WAGNER, Alfredo Almeida de. Os quilombolas e a base de lançamento de foguetes de Alcântara: laudo antropológico. Brasília: MMA, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Barbosa, Z. M., & Oliveira, S. C. de . (2023). Controle estatal e resistência quilombola em Alcântara-MA: da remoção à luta pela titularidade dos territórios étnicos. Lutas Sociais, 25(47), 263–271. https://doi.org/10.23925/ls.v25i47.61463