Apontamentos sobre imperialismo e democracia
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v25i47.61465Resumo
Nas últimas quatro décadas, o debate sobre o Estado foi praticamente dominado pela problemática liberal, o que foi decisivo para restringir a concepção de democracia também à sua configuração liberal. O primeiro objetivo deste artigo é criticar essa unilateralidade, que oculta os vínculos privilegiados desse regime com o imperialismo em sua terceira fase, ou seja, desde 1945, sob a hegemonia dos Estados Unidos da América. O segundo objetivo é destacar a necessidade de retomar o debate sobre novas perspectivas de democracia sem as quais é impossível avançar na luta por profundas transformações sociais.
Referências
ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.
_____. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Rio de Janeiro; São Paulo: Contraponto; Unesp, 1996.
_____; SILVER, Beverly (orgs). Caos e governabilidade no moderno sistema mundial. Rio de Janeiro: Contraponto e Editora UFRJ, 2001.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. In: O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 16-39.
BRZEZINSKI, Zbigniew. Strategic vision: America and the crisis of global power. New York: Basic Books, 2012.
_____. The grand chessboard: American primacy and its geostrategic imperatives. New York: Basic Books, 1997.
HUNTINGTON, Samuel P. A terceira onda: a globalização no final do século XX. São Paulo: Ática, 1994.
JINKINGS, Ivana; DÓRIA, Kim (orgs.). 1917, o ano que abalou o mundo. São Paulo: Boitempo, 2017.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
PETRAS, James. Los intelectuales en retirada. Nueva Sociedad, n. 107, p. 92-120, 1990.
POULANTZAS, Nicos. A fase atual do imperialismo e a dominação dos Estados Unidos. In. As classes sociais no capitalismo de hoje. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 45-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.