Grandes projetos capitalistas na Amazônia e a luta pela terra no sudeste paraense

Autores

  • Celia Regina Congilio UNIFESSPA
  • Ana Cristina Sousa Santos Sousa Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0001-7812-479X

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v26i48.61753

Palavras-chave:

expansão capitalista, questão agrária, luta pela terra.

Resumo

O objetivo deste artigo é manter aceso o debate sobre a questão agrária e a luta pela terra, luta esta necessária para a conquista de produção e vivência situadas fora da lógica de geração de lucro dos poderosos e improdutivos acionistas das grandes corporações. Outro tema importante para reflexão refere-se às ações do Estado no sudeste paraense para constituição da força de trabalho, ocupada e de reserva, essencial alicerce para a expansão do capital nessa região amazônica.

Palavras-chave: expansão capitalista, questão agrária, luta pela terra

Biografia do Autor

Celia Regina Congilio, UNIFESSPA

Doutora em Ciências Sociais  - PUC SP

Professora no ICH/FACSAT/PDTSA - UNIFESSPA

Referências

AFONSO, José Batista Gonçalves. Massacre de Eldorado dos Carajás e a luta do movimento camponês pela terra no sul e sudeste do Pará. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2016.

BECKER, B. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no Campo: Brasil, 2019. Centro de Documentação Dom Tomás Bauduino. CANUTO, A.; SILVA LUZ, C. R.; DOS SANTOS, P. C. M. (coord.). Goiânia: CPT Nacional, 2019.

EMMI, Marilia Ferreira. A Oligarquia do Tocantins e domínio dos castanhais. Belém: UFPA-NAEA, 1987.

GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz; PEREIRA, Airton dos Reis. Conflitos no Campo e práticas de violência: Amazônia. In: DESEMONE, M.; FONTES, E. (org.). História Oral e Conflitos Rurais. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2020.

HÉBETTE, Jean. O Grande Carajás: um novo momento da história moderna da Amazônia paraense. Belém (PA), 2004. In: HÉBETTE, Jean. Cruzando a fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Belém: Ed. da UFPA, 2004.

IKEDA, Joyce Cardoso Olimpo. Expansão do capital, luta de classes e poder local: um estudo sobre a composição do poder político no Município de Marabá/Pará (1985-2012). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2012.

MARQUES, Marta Inez Medeiros. Campesinato e a luta pela terra no Brasil. In: BERTONCELLO, R.; CARLOS, A. F. (org.). Procesos territoriales em Argentina y Brasil. Buenos Aires, 2003. p. 183-199.

MARTINS, José de Souza. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993.

MARTINS, José de Souza. A questão Agrária Brasileira e o Papel do MST. In: STÉDILE, J. P. (org.). A Reforma Agrária e a Luta do MST. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 11-76.

MICHELOTTI, Fernando: Territórios de Produção Agromineral: relações de poder e novos impasses na luta pela terra no sudeste paraense. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MIRANDA, Rogério R. Vista da Territorialização do MST no sudeste paraense a partir da construção dos projetos de assentamentos. Campo-Território, Revista de Geografia Agrária, 16 (40), 2021.

MONTEIRO, Maurílio de Abreu. Meio Século de mineração industrial na Amazônia e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estudos Avançados, 19 (53), 2005.

PEREIRA, Airton dos Reis. A Cidade Invisível de Marabá. In: PEREIRA, A. R. et al. (org.). VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, Goiânia, 2013.

________, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Recife: UFPE, 2015.

RODRIGUES, Silvio Valdivino; CONGILIO, Celia Regina. O camponês como sujeito histórico: o conceito social trabalho e a luta de classes In: MOREIRA, E.S.; TEIXEIRA, S.; REPETTO, M. (org.). Diálogos críticos sobre Sociedade e Estado: reflexões desde o Projeto de Cooperação Acadêmica na Amazônia. Boa Vista: UFRR; Campos dos Goytacazes: EDUFRR, 2020.

SANTOS, Ana Cristina Sousa dos. Trajetórias sociais de detentos com origem camponesa em Marabá-PA. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá, 2022.

SANTOS, Valdeci M. dos. A economia do sudeste paraense: fronteiras de expansão na periferia brasileira. Tese de doutorado. Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011.

SILVA, José Graziano da. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

SOUSA, Otávio Babosa. A intervenção do Estado na Reurbanização do Bairro Cabelo Seco no Município de Marabá, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Pará, Marabá, 2013.

STÉDILE, João Pedro (org.). A Reforma Agrária e a Luta do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Congilio, C. R., & Sousa Santos, A. C. S. S. (2022). Grandes projetos capitalistas na Amazônia e a luta pela terra no sudeste paraense. Lutas Sociais, 26(48), 107–121. https://doi.org/10.23925/ls.v26i48.61753

Edição

Seção

Dossiê