Uberização, precarização e pandemia: um estudo em Natal-RN

Autores

  • Eliane Juraski Camillo Instituto Federal Santa Catarina IFSC
  • Dante Henrique Moura Instituto Federal Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v28i52.63718

Palavras-chave:

Uberização do trabalho, Entregadores/as por aplicativo, Pandemia da Covid-19, Precarização

Resumo

Desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa, com a entrevista via telefone como ferramenta de produção de dados, e dialogando com referenciais de perspectiva crítica sobre o trabalho, este artigo se voltou para a seguinte pergunta: a pandemia decorrente do COVID-19 está contribuindo para que as pessoas que trabalham em serviços de entrega de alimentos por aplicativo, em Natal-RN e região metropolitana, se insiram mais fortemente no precariado? Os dados produzidos apontam para um cenário em que o caráter precário do trabalho dessas pessoas é agudizado pela pandemia.

Biografia do Autor

Eliane Juraski Camillo, Instituto Federal Santa Catarina IFSC

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Educação Profissional. Docente no Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Camillo, E. J., & Moura, D. H. (2024). Uberização, precarização e pandemia: um estudo em Natal-RN. Lutas Sociais, 28(52), 40–53. https://doi.org/10.23925/ls.v28i52.63718