Clóvis Moura e o desvendar do racismo brasileiro: o discurso sobre o negro na literatura de cordel

Autores/as

  • Alessandra Teixeira Universidade Federal do ABC
  • Karina de Franca Silva Valle Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v27i51.69842

Palabras clave:

cordel, negritude, branqueamento, consciência racial, racismo

Resumen

O artigo pretende resgatar a importância do pensamento Mouriano para o debate sobre a formação da identidade étnica e da consciência racial do povo negro no Brasil. Recorremos, para tanto, à obra O preconceito de cor na Literatura de Cordel, na qual o autor empreende uma análise de matriz histórico-materialista para interpretar o desvirtuamento ideológico desse gênero literário, e seu papel como meio de difusão do racismo e de difamação da população negra. Os achados de Moura nesta obra, como as noções de “desarticulação da consciência étnica” e de “negação da identidade racial”, são analisados à luz de formulações do próprio autor, desenvolvidas em obras posteriores, e colocados em conversação com intelectuais que se inscrevem em seu legado.

Biografía del autor/a

Alessandra Teixeira, Universidade Federal do ABC

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), São Bernardo do Campo-SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Resistências: Memória, controle social e interseccionalidades, certificado no diretório do CNPq. Bolsista Produtividade CNPq (PQ2).

Karina de Franca Silva Valle, Universidade Federal do ABC

Doutora pelo Programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC), São Bernardo do Campo-SP, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas do CNPq RESISTÊNCIAS: controle social, memória e interseccionalidades.

Citas

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1987.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro – formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

LUGONES, Maria. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista hoje – perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,, 2020.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro [1994]. São Paulo: Anita Garibaldi, 2021.

_____. Sociologia do Negro Brasileiro. [1988]. São Paulo: Perspectiva, 2019.

_____. O preconceito de cor na literatura de cordel (Tentativa de Análise Sociológica). São Paulo: Editora Resenha Universitária, 1976.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Tempo Social, revista de sociologia da USP, vol. 19, n. 1, 2006.

SANTOS, Inaê Lopes dos. Racismo Brasileiro. Uma história da formação do país. São Paulo: Todavia, 2022.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Teixeira, A. ., & Valle, K. de F. S. . (2023). Clóvis Moura e o desvendar do racismo brasileiro: o discurso sobre o negro na literatura de cordel . Lutas Sociais, 27(51), 299–313. https://doi.org/10.23925/ls.v27i51.69842