Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza

Autores

  • Irapuan Peixoto Lima Filho Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza/CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6669-2471
  • Giovanna Freitas Rebouças Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Transportes, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza/CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7060-5414
  • Sol Carolina L. Salgado Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza/CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3496-5305

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5710

Palavras-chave:

modais de transporte, spatial mismatch, cidades, mobilidade urbana, Fortaleza

Resumo

Este artigo analisa os dados de pesquisa realizada em Fortaleza, com objetivo de refletir sobre o deslocamento casa-trabalho e suas características socioespaciais, bem como sobre a relação entre modais de transporte e tempo. Demonstra a concentração de postos de trabalho na zona central (norte-leste), enquanto há concentração populacional num cinturão periférico oeste-sul, com tendência à monofuncionalidade. Isto aponta para o spatial mismatch que acomete a população mais pobre, penalizada ainda com jornadas mais longas e demoradas no transporte público. A pesquisa demonstra como as classes altas são beneficiadas com jornadas mais curtas e rápidas, ao passo que o sistema público de transporte sofre de desorganização e ineficiência e os terminais rodoviários de integração adicionam muito mais tempo à jornada casa-trabalho.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Lima Filho, I. P., Rebouças, G. F., & Salgado, S. C. L. (2023). Deslocamento casa-trabalho: o uso dos modais e do tempo na cidade de Fortaleza. Cadernos Metrópole, 25(57), 591–616. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5710