Ciência cidadã e a (re)descoberta da caminhabilidade sob a ótica infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6018

Palavras-chave:

Mobilidade Ativa, Caminhabilidade, Ciência Cidadã, Metodologia Participativa, público infantojuvenil

Resumo

O incentivo à caminhada e o emprego de uma ciência cidadã influenciam diretamente na promoção de aspectos positivos à sociedade, principalmente às crianças e aos adolescentes. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido junto a estudantes de uma escola pública, com idades entre 10 e 12 anos, o qual aprimora uma ferramenta de avaliação da caminhabilidade sob a ótica do público infantojuvenil, integrando a percepção dos pedestres como fator determinante do cálculo da análise do grau de importância dos indicadores, através do uso de uma metodologia participativa. Os resultados mostraram que a caminhabilidade ainda é precária na região estudada e que a inclusão do público no processo de pesquisa trouxe benefícios que transcendem os pesos quantitativos atribuídos às notas do índice.

Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação de Geotecnia e Transportes. Belo Horizonte, MG/Brasil.

Leandro Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes e Programa de Pós-Graduação em Geografia. Belo Horizonte, MG/Brasil.

Rogério Faria D'Avila, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Belo Horizonte, MG/Brasil.

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

Freitas, A. P. de O. ., Cardoso, L., & D’Avila, R. F. (2024). Ciência cidadã e a (re)descoberta da caminhabilidade sob a ótica infantojuvenil. Cadernos Metrópole, 26(60), 805–827. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6018