Ciência cidadã e a (re)descoberta da caminhabilidade sob a ótica infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6018Palavras-chave:
Mobilidade Ativa, Caminhabilidade, Ciência Cidadã, Metodologia Participativa, público infantojuvenilResumo
O incentivo à caminhada e o emprego de uma ciência cidadã influenciam diretamente na promoção de aspectos positivos à sociedade, principalmente às crianças e aos adolescentes. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido junto a estudantes de uma escola pública, com idades entre 10 e 12 anos, o qual aprimora uma ferramenta de avaliação da caminhabilidade sob a ótica do público infantojuvenil, integrando a percepção dos pedestres como fator determinante do cálculo da análise do grau de importância dos indicadores, através do uso de uma metodologia participativa. Os resultados mostraram que a caminhabilidade ainda é precária na região estudada e que a inclusão do público no processo de pesquisa trouxe benefícios que transcendem os pesos quantitativos atribuídos às notas do índice.
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