Mobilidade pendular e integração regional: uma metodologia de análise para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

Autores/as

  • Carlos Lobo IGC/UFMG
  • Leandro Cardoso Escola de Engenharia/UFMG
  • Ivania Linhares de Almeida Escola de Engenharia/UFMG

Palabras clave:

integração metropolitana, mobilidade pendular, regiões metropolitanas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo

Resumen

Não é raro, na literatura acadêmica, haver controvérsias sobre os limites e a configuração das regiões metropolitanas no Brasil. Afora a falta de critérios na definição desses recortes regionais, parece relevante considerar o significado e a abrangência da mobilidade pendular na dinâmica populacional regional. O objetivo deste artigo é investigar o nível de integração dos municípios periféricos que integram as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Utilizando-se dos microdados amostrais do Censo Demográfico de 2010, foi proposto o Índice de Integração Metropolitana, agregado das Razões de Pendularidade Interna, Conectividade Pendular e Pendularidade Nuclear. Em geral, os resultados indicaram sensíveis diferenças regionais, para além do esperado efeito da variável distância, permitindo identificar casos de baixo nível de integração.

Biografía del autor/a

Carlos Lobo, IGC/UFMG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e em Geografia, ambos da mesma instituição. É líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor da Revista Geografias/UFMG e bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na área de concentração "Geografia da População", especialmente nas linhas de pesquisa migrações/mobilidade espacial da população e em métodos quantitativos aplicados a análise espacial.

Leandro Cardoso, Escola de Engenharia/UFMG

Possui Graduação em Geografia (1999), Mestrado em Geografia (2003) e Doutorado em Geografia (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenador pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes da UFMG (2015 a 2017) e Subcoordenador do Curso de Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transporte da UFMG (2011 a 2015). Tem experiência nas áreas de Geografia e Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento dos Sistemas de Transporte, Mobilidade Urbana Sustentável, Desigualdades Socioespaciais.

Ivania Linhares de Almeida, Escola de Engenharia/UFMG

Graduação em Engenharia Civil pela Faculdades Kennedy (1997) . Mestrado em Geotecnia e Engenharia de Transportes. Engenheira do CREA/MG.

Publicado

2018-04-16

Cómo citar

Lobo, C., Cardoso, L., & Almeida, I. L. de. (2018). Mobilidade pendular e integração regional: uma metodologia de análise para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Cadernos Metrópole, 20(41), 171–189. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4108