Calçadas como lugares de socialização: equidade urbana para pessoas com mobilidade reduzida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6015

Palabras clave:

caracterização local, leitura técnica, análise perceptual, avaliação integrada, Curitiba, Paraná

Resumen

Diante da redução da equidade de usos e da garantia de acessibilidade em cidades, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar as condições de calçadas para grupos de mobilidade reduzida, adotando trechos viários do bairro Centro de Curitiba, Paraná, como objetos de estudo. Com estrutura multimétodos, qualiquantitativa e exploratória, ela foi desenvolvida em quatro fases: caracterização local, leitura técnica, análise perceptual e avaliação integrada. Como respostas à pergunta investigativa sobre aproximações e distanciamentos entre prática e percepção desses espaços, os resultados evidenciam a impossibilidade de confirmação da hipótese orientativa de que o atendimento a princípios especializados permite melhores qualificações perceptivas, potencializadoras de identificação, pertencimento e apropriação de calçadas como lugares de socialização, não diagnosticadas neste caso.

Biografía del autor/a

Rafaela Aparecida de Almeida, Centro Universitário Internacional

Centro Universitário Internacional, Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios. Curitiba, PR/Brasil.

Letícia Peret Antunes Hardt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana. Curitiba, PR/Brasil.

Carlos Hardt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana. Curitiba, PR/Brasil.

Citas

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2020[1985]). Norma Brasileira NBR 9050. 4.ed. São Paulo, SP, BR: edição institucional. ISBN 978-6556593715

AREFI, M.; AELBRECHT, P. (2023). Editorial: Urban design and walkability revisited. Urban Design International, London, EN, UK, v.28, p.1-2. https://doi.org/10.1057/s41289-023-00214-3

AGHAABBASI, M.; MOEINADDINI, M; ASADI-SHEKARI, Z.; SHAH, M. (2019). The equitable use concept in sidewalk design. Cities, London, EN, UK, v.88, p.181-190. https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.10.010

ALMEIDA, R. A.; HARDT, L. P. A.; HARDT, C. (2015). Uso de calçadas por grupos sociais de mobilidade reduzida. Sodebrás [online], Guaratinguetá, SP, BR, v.10, n.111, p.239-243. http://www.sodebras.com.br/edicoes/N111.pdf.

BAOBEID, A.; MUAMMER, K.; AL-GHAMDI, S. G. (2021). Walkability and its relationships with health, sustainability, and livability: Elements of physical environment and evaluation frameworks. Frontiers in Built Environment, Lausanne, CH, v.7, N.712218, p.1-17. http://doi.org/10.3389/fbuil.2021.721218

BECKER, J.; CHASIN, F.; ROSEMANN, M.; BEVERUNGEN, D.; PRIEFER, J., VOM BROCKE, J.; MATZNER, M.; RIO ORTEGA, A.; RESINAS, M.; SANTORO, F.; SONG, M.; PARK, K.; DI CICCIO, C. (2023). City 5.0: Citizen involvement in the design of future cities. Electron Markets, Berlin, GE, v.33, n.10, p.1-21. https://doi.org/10.1007/s12525-023-00621-y

BRASIL. (2012). Lei Federal N° 12.587, de 03 de janeiro. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; revoga dispositivos dos Decretos-Leis Nos 3.326, de 03 de junho de 1941, e 5.405, de 13 de abril de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei No 5.452, de 10 de maio de 1943, e das Leis Nos 5.917, de 10 de setembro de 1973, e 6.261, de 14 de novembro de 1975; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, BR, 04 jan. 2012. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm

BRASIL. (2015). Lei Federal N° 13.146, de 06 de julho. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, BR, 07 jul. 2015. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

COHEN-BLANKSHTAIN, Galit; GOFEN, Anat. (2022) Serial participation in urban planning. Journal of the American Planning Association, Chicago, IL, US, v.88, n.2, p.149-162. http://doi.org/10.1080/01944363.2021.1947872

CORAZZA, M. V.; MASCIO, P. D.; MORETTI, L. (2016). Managing sidewalk pavement maintenance: a case study to increase pedestrian safety. Journal of Traffic and Transportation Engineering, Amsterdam, NL, v.3. p.203-214. https://doi.org/10.1016/j.jtte.2016.04.001

CULLEN, G. (2015[1961]). Paisagem urbana. 2.ed. Tradução de Isabel Correia e de Carlos de Macedo. reimp. Lisboa, PT: Edições 70. (Título original: The concise townscape. Abingdon, UK: Architectural; Routledge) ISBN 978-9724414010

CURITIBA. (2006). Decreto Municipal Nº 1.066, de 25 de setembro. Regulamenta a Lei Nº 11.596/05 e estabelece critérios para a construção ou reconstrução de passeios nos Locais que especifica. Diário Oficial do Município, Poder Executivo, Curitiba, PR, BR, 26 set. 2006. https://leismunicipais.com.br/a/pr/c/curitiba/decreto/2006/107/1066/decreto

CURITIBA. (2015). Lei Municipal Nº 14.771, de 17 de dezembro. Dispõe sobre a revisão do Plano Diretor de Curitiba de acordo com o disposto no Art. 40, § 3º, do Estatuto da Cidade, para orientação e controle do desenvolvimento integrado do município. Diário Oficial do Município, Poder Executivo, Curitiba, PR, BR, 17 dez. 2015. https://leismunicipais.com.br/plano-diretor-curitiba-pr

CURITIBA. (2019). Lei Municipal Nº 15.511, de 10 de outubro. Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo no Município de Curitiba e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Poder Executivo, Curitiba, PR, BR, 10 out. 2019. https://leismunicipais.com.br/plano-de-zoneamento-uso-e-ocupacao-do-solo-curitiba-pr

DUARTE, F.; SÁNCHEZ, K.; LIBARDI, R. Introdução à mobilidade urbana. 3.reimpr. Curitiba, PR, BR: Juruá, 2012[2007]. ISBN 978-8536216737

FERREIRA, M. A. G.; SANCHES, S. P. (2001). Índice de qualidade das calçadas – IQC. Revista dos Transportes Públicos [online], São Paulo, SP, BR, v.91, p.47-60. chrome- http://files.antp.org.br/2016/4/5/revista-completa-91.pdf

GAGLIONE, F.; GARGIULO, C.; ZUCARO, F.; COTTRILL, C. (2022). Urban accessibility in a 15-minute city: a measure in the city of Naples, Italy. Transportation Research Procedia, Amsterdam, NL, v.60, p.378-385. https://doi.org/10.1016/j.trpro.2021.12.049

GAVRILIDIS, A. A.; CIOCANEA, C. M.; NITA, M. R. N.; ONOSEA, D. A.; NASTASE, I. l. (2016). Urban landscape quality index – planning tool for evaluating urban landscapes and improving the quality of life. Procedia Environmental Sciences, Amsterdam, NL, v.32, p.155-167. https://doi.org/10.1016/j.proenv.2016.03.020

GEHL, J. (2013[2009]). Cidades para pessoas. Tradução de Anita Di Marco. 2.ed. São Paulo, SP, BR: Perspectiva, 2013. (Título original: Cities for people. Washington, DC, US: Island). ISBN 978-8527309806

GEHL, J. (2014[2003]). La humanización del espacio urbano: La vida social entre los edificios. Tradução de Maria Teresa Valcarce. 3.ed. Barcelona, ES: Reverté, 2014. (Título original: Life between buildings: using public space. Washington, DC, US: Island). ISBN 978-1597268271

GIL, A. C. (2019[1987]). Métodos e técnicas de pesquisa social. 7.ed. São Paulo, SP, BR: Atlas. ISBN 978-8597020571

GOOGLE MAPS. Imagens aéreas da área central de Curitiba. 2022-2023.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Curitiba. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/panorama. Acesso em: 22 jul. 2023.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (2023a). Linha do tempo: planejamento urbano. Disponível em: https://www.ippuc.org.br/linha-do-tempo-planejamento-urbano. Acesso em: 22 jul. 2023.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (2023b). GeoCuritiba. Disponível em: https://geocuritiba.ippuc.org.br/portal/apps/sites/#/geocuritiba. Acesso em: 22 jul. 2023.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. (2023c). Estudos e análises. Disponível em: https://geocuritiba.ippuc.org.br/portal/apps/sites/#/geocuritiba. Acesso em: 22 jul. 2023.

JEFFERY, K. (2019). Urban architecture: A cognitive neuroscience perspective. The Design Journal, London, EN, UK, v.22, n.6, p.853-872. Http://doi.org/10.1080/14606925.2019.1662666

LIMA, J. P.; MACHADO, M. H, (2019). Walking accessibility for individuals with reduced mobility: A Brazilian case study. Case Studies on Transport Policy, Amsterdam, NL, v.7, n.2, p.269-279. https://doi.org/10.1016/j.cstp.2019.02.007

LIMA, W. C. S.; HARDT, L. P. A. (2019). Painéis teórico-conceituais de relações entre vitalidade da paisagem urbana e criminalidade em cidades: variáveis para análise do caso brasileiro. Contribuciones a las Ciencias Sociales [online], Málaga, ES, v.8, p.1-20. https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/08/paisagem-urbana-criminalidade.html

MALATESTA, M. (2017). Caminhabilidade e segurança: o desafio do desenho urbano nas cidades brasileiras. In: ANDRADE, V; LINKE, C. C. (Org.) Cidades de pedestres: a caminhabilidade no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro, RJ, BR: Babilônia Cultura, p.69-81. ISBN 978-8566317183

NACHEN, B.; RAMSEYER, R.; GRÈZES, S.; WYER, M.; GERVAIX, A.; JUON, D.; FRAGNIÈRE, E. (2021). Perceptions of people with special needs regarding autonomous vehicles and implication on the design of mobility as a service to foster social inclusion. Frontiers in Human Dynamics, Lausanne, CH, v.3, N.751258, p.1-12, 2021. https://doi.org/10.3389/fhumd.2021.751258

PMC – Prefeitura Municipal de Curitiba. (2008). Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado – PlanMob Curitiba. Curitiba, PR, BR: edição institucional.

PMC – Prefeitura Municipal de Curitiba. (2014). Plano Estratégico de Calçadas – PlanCal Curitiba. Curitiba, PR, BR: edição institucional.

PMC – Prefeitura Municipal de Curitiba. (2022a). Plano Setorial de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado – Volume 1: Resumo executivo do diagnóstico e propostas para mobilidade urbana em Curitiba. Curitiba, PR, BR: edição institucional.

PMC – Prefeitura Municipal de Curitiba. (2022b). Plano Setorial de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado – Volume 2: diagnóstico da mobilidade urbana em Curitiba. Curitiba, PR, BR: edição institucional.

PMC – Prefeitura Municipal de Curitiba. (2023). Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/locais/departamento-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia/1000. Avesso em: Acesso em: 22 jul. 2023.

SHIMIZU, Y.; OSAKI, S.; HASHIMOTO, T.; KARASAWA, K. (2022). Social acceptance of smart city projects: focus on the sidewalk Toronto case. Frontiers in Environmental Science, Lausanne, CH, v.10, n.898922, p.1-4. https://doi.org/10.3389/fenvs.2022.898922

STROHMEIER, F. (2016). Barriers and their influence on the mobility behavior of elder pedestrians in urban areas: challenges and best practice for walkability in the city of Vienna. Transportation Research Procedia, Amsterdam, NL, v.14, p.1134.1143. https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.05.184

TWARDZIK, E.; CLARKE, P.; JUDD, S.; COLABIANCHI, N. (2021). Neighborhood participation is less likely among older adults with sidewalk problems. Journal of Aging and Health, Thousand Oaks, CA, US. v.33, n.1-2, p.101-113. http://doi.org/10.1177/0898264320960966

TUAN, Y-F. (2012[1974]). Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina, PR, BR: Editora da Universidade Estadual de Londrina – EdUEL, 2012. (Título original: Topophilia: a study of environmental perception, attitudes, and values. Englewood Cliffs, NJ, US: Prentice-Hall). ISBN 978-8572166270

WICRAMASINGHE, V.; DISSANAYAKE, S. (2017). Evaluation of pedestrians’ sidewalk behavior in developing. Transportation Research Procedia, Amsterdam, NL, v.25, p.4072-4082. https://doi.org/10.1016/j.trpro.2017.05.327

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

Almeida, R. A. de, Hardt, L. P. A., & Hardt, C. (2024). Calçadas como lugares de socialização: equidade urbana para pessoas com mobilidade reduzida. Cadernos Metrópole, 26(60), 727–755. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6015