Trabalho infantil e a produção de castanha-de-caju em João Câmara/RN

Auteurs-es

  • Cláudio Roberto de Jesus Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0145-8457
  • Welter Peterson da Silva Oliveira Pesquisador autônomo

Mots-clés :

Nordeste, exclusão, marginalidade, trabalho infantil, políticas públicas

Résumé

O artigo pretende problematizar o alcance das políticas sociais instituídas ao longo do século XXI no Brasil e a importância do trabalho e território para compreender seus limites e potencialidades, sendo os conceitos de exclusão e inclusão também discutidos criticamente. Partiu-se da análise da situação de trabalho na produção de castanha-de-caju, a que crianças e adolescentes estão expostos na comunidade do Amarelão em João Câmara, RN. O objetivo do trabalho é entender a condição de exclusão e marginalidade do Amarelão e a persistência do trabalho infantil na comunidade mesmo diante dos programas sociais. A análise baseou-se em revisão bibliográfica, entrevistas com gestores do município e moradores da comunidade, além da observação direta e conversas informais na comunidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Cláudio Roberto de Jesus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Políticas Públicas, Programa de Pós- -Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Natal, RN/Brasil.

Welter Peterson da Silva Oliveira, Pesquisador autônomo

Pesquisador autônomo. Natal, RN/Brasil.

Publié-e

2026-02-05

Comment citer

de Jesus, C. R., & Oliveira, W. P. da S. (2026). Trabalho infantil e a produção de castanha-de-caju em João Câmara/RN. Cadernos Metrópole, 27(64). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/74329