Trabalho infantil e a produção de castanha-de-caju em João Câmara/RN

Autores

  • Cláudio Roberto de Jesus Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0145-8457
  • Welter Peterson da Silva Oliveira Pesquisador autônomo

Palavras-chave:

Nordeste, exclusão, marginalidade, trabalho infantil, políticas públicas

Resumo

O artigo pretende problematizar o alcance das políticas sociais instituídas ao longo do século XXI no Brasil e a importância do trabalho e território para compreender seus limites e potencialidades, sendo os conceitos de exclusão e inclusão também discutidos criticamente. Partiu-se da análise da situação de trabalho na produção de castanha-de-caju, a que crianças e adolescentes estão expostos na comunidade do Amarelão em João Câmara, RN. O objetivo do trabalho é entender a condição de exclusão e marginalidade do Amarelão e a persistência do trabalho infantil na comunidade mesmo diante dos programas sociais. A análise baseou-se em revisão bibliográfica, entrevistas com gestores do município e moradores da comunidade, além da observação direta e conversas informais na comunidade.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto de Jesus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Políticas Públicas, Programa de Pós- -Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Natal, RN/Brasil.

Welter Peterson da Silva Oliveira, Pesquisador autônomo

Pesquisador autônomo. Natal, RN/Brasil.

Publicado

2026-02-05

Como Citar

de Jesus, C. R., & Oliveira, W. P. da S. (2026). Trabalho infantil e a produção de castanha-de-caju em João Câmara/RN. Cadernos Metrópole, 27(64). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/74329