Cortiços do centro de São Paulo: análise à luz dos dados censitários
Palavras-chave:
Cortiços, Moradia Popular, Áreas encortiçadas, Centro, São PauloResumo
Este artigo aborda a problemática dos cortiços no centro de São Paulo, questão histórica que, embora remonte às origens da moradia popular da classe trabalhadora na cidade, ainda persiste como modalidade habitacional na área central. A análise, fundamentada nos dados do Censo Demográfico de 2010 e 2022, investiga a dinâmica atual dos cortiços, constatando a persistência de áreas encortiçadas em regiões onde tradicionalmente já existiam – como Brás, Luz, Glicério, Bexiga e Barra Funda – territórios populares historicamente reconhecidos. Verifica-se que a atuação massiva do mercado imobiliário residencial no centro, sobretudo a partir de 2013, traz relação com a redução dos cortiços em regiões onde o mercado está mais presente – principalmente República, Consolação, Barra Funda e Mooca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Gabriela Akaishi, Luiz Kohara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).