IN MEMORIAM: MÚSICA E POLÍTICA NA INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39276

Palavras-chave:

Música, Canção, Programação Musical, Trilha.

Resumo

As nomenclaturas que formam o sintagma-título deste capítulo estão diretamente ligadas ao rádio, como pioneiro e um dos mais importantes meios de comunicação de massa. No Brasil, no percurso que esse meio realizou no século XX, ele nasceu e permaneceu concessionário, portanto, diretamente sujeito às políticas públicas do governo federal que também participou das decisões que formataram a sociedade e a cultura de massas, através da Indústria Cultural. Como meio que busca sua própria linguagem através da convergência, a música e a canção não escaparam como peças apropriadas pelo rádio, participando ativamente daquilo que Luiz Tatit denominou Século das Canções, e foram singularmente arranjadas para ser um dos seus elementos constituintes, com apontou Armand Balserbre, em El linguaje radiofónico, como música e canção pra tocar no rádio. Como o rádio realizou esse percurso e como foi buscando a singularidade do meio são os principais focos do capítulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente, é professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

Referências

CITELLI, A. Romantismo. SP: Ática, série Princípios. 1986

BOBBIO, N. , PASQUINO, G.; MATEUCCI, N. Dicionário de Política. Brasília: Edunb. 1993.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. SP: Edições Loyola. 1992

JAMENSON, F. Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo In: Novos Estudos CEBRAP, no12, junho/1985. São Paulo

JOSÉ, C.L. Do Brega ao Emergente. SP: Nobel. 2002

_________ Mito. Mitologia. Mitificação. SP: Tese de doutorado pelo Programa de Pós-Gradução Comunicação e Semiótica. 1998

LOTMAN, I.M. La Semiosfesra 1. Semiótica de la Cultura y del Texto. Madrid: Ediciones Cátedra. 1996

MENEZES, J.E,. de O. Incomunicação e Mídia. In: Os Meios de Incomunicação. SP: Annablume. 2005

PAIS, R.E. A orelha perdida de Van Gogh: música e multimídia. Lisboa: Hugin. 1998

SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. SP: Experimento.1996

______________ e NÖTH, W. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. SP: Editora Iluminuras. 1998.

SHUKER, R. Vocabulário de Música Pop. SP: Hedra. 1999.

TATIT, L. Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta. 1994.

THOMPSON, J.B. Ideologia e Cultura Moderna. SP: Edições Loyola.

VALENTE. H. de A.D. As vozes da canção na mídia. SP: Via Lettera. 2003.

ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz. SP: Companhia das Letras. 1993.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos