IN MEMORIAM: MÚSICA E POLÍTICA NA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39276Palavras-chave:
Música, Canção, Programação Musical, Trilha.Resumo
As nomenclaturas que formam o sintagma-título deste capítulo estão diretamente ligadas ao rádio, como pioneiro e um dos mais importantes meios de comunicação de massa. No Brasil, no percurso que esse meio realizou no século XX, ele nasceu e permaneceu concessionário, portanto, diretamente sujeito às políticas públicas do governo federal que também participou das decisões que formataram a sociedade e a cultura de massas, através da Indústria Cultural. Como meio que busca sua própria linguagem através da convergência, a música e a canção não escaparam como peças apropriadas pelo rádio, participando ativamente daquilo que Luiz Tatit denominou Século das Canções, e foram singularmente arranjadas para ser um dos seus elementos constituintes, com apontou Armand Balserbre, em El linguaje radiofónico, como música e canção pra tocar no rádio. Como o rádio realizou esse percurso e como foi buscando a singularidade do meio são os principais focos do capítulo.
Referências
CITELLI, A. Romantismo. SP: Ática, série Princípios. 1986
BOBBIO, N. , PASQUINO, G.; MATEUCCI, N. Dicionário de Política. Brasília: Edunb. 1993.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. SP: Edições Loyola. 1992
JAMENSON, F. Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo In: Novos Estudos CEBRAP, no12, junho/1985. São Paulo
JOSÉ, C.L. Do Brega ao Emergente. SP: Nobel. 2002
_________ Mito. Mitologia. Mitificação. SP: Tese de doutorado pelo Programa de Pós-Gradução Comunicação e Semiótica. 1998
LOTMAN, I.M. La Semiosfesra 1. Semiótica de la Cultura y del Texto. Madrid: Ediciones Cátedra. 1996
MENEZES, J.E,. de O. Incomunicação e Mídia. In: Os Meios de Incomunicação. SP: Annablume. 2005
PAIS, R.E. A orelha perdida de Van Gogh: música e multimídia. Lisboa: Hugin. 1998
SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. SP: Experimento.1996
______________ e NÖTH, W. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. SP: Editora Iluminuras. 1998.
SHUKER, R. Vocabulário de Música Pop. SP: Hedra. 1999.
TATIT, L. Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta. 1994.
THOMPSON, J.B. Ideologia e Cultura Moderna. SP: Edições Loyola.
VALENTE. H. de A.D. As vozes da canção na mídia. SP: Via Lettera. 2003.
ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz. SP: Companhia das Letras. 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.