IN MEMORIAM: MÚSICA E POLÍTICA NA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39276Keywords:
Música, Canção, Programação Musical, Trilha.Abstract
As nomenclaturas que formam o sintagma-título deste capítulo estão diretamente ligadas ao rádio, como pioneiro e um dos mais importantes meios de comunicação de massa. No Brasil, no percurso que esse meio realizou no século XX, ele nasceu e permaneceu concessionário, portanto, diretamente sujeito às políticas públicas do governo federal que também participou das decisões que formataram a sociedade e a cultura de massas, através da Indústria Cultural. Como meio que busca sua própria linguagem através da convergência, a música e a canção não escaparam como peças apropriadas pelo rádio, participando ativamente daquilo que Luiz Tatit denominou Século das Canções, e foram singularmente arranjadas para ser um dos seus elementos constituintes, com apontou Armand Balserbre, em El linguaje radiofónico, como música e canção pra tocar no rádio. Como o rádio realizou esse percurso e como foi buscando a singularidade do meio são os principais focos do capítulo.
References
CITELLI, A. Romantismo. SP: Ática, série Princípios. 1986
BOBBIO, N. , PASQUINO, G.; MATEUCCI, N. Dicionário de Política. Brasília: Edunb. 1993.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. SP: Edições Loyola. 1992
JAMENSON, F. Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo In: Novos Estudos CEBRAP, no12, junho/1985. São Paulo
JOSÉ, C.L. Do Brega ao Emergente. SP: Nobel. 2002
_________ Mito. Mitologia. Mitificação. SP: Tese de doutorado pelo Programa de Pós-Gradução Comunicação e Semiótica. 1998
LOTMAN, I.M. La Semiosfesra 1. Semiótica de la Cultura y del Texto. Madrid: Ediciones Cátedra. 1996
MENEZES, J.E,. de O. Incomunicação e Mídia. In: Os Meios de Incomunicação. SP: Annablume. 2005
PAIS, R.E. A orelha perdida de Van Gogh: música e multimídia. Lisboa: Hugin. 1998
SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. SP: Experimento.1996
______________ e NÖTH, W. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. SP: Editora Iluminuras. 1998.
SHUKER, R. Vocabulário de Música Pop. SP: Hedra. 1999.
TATIT, L. Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta. 1994.
THOMPSON, J.B. Ideologia e Cultura Moderna. SP: Edições Loyola.
VALENTE. H. de A.D. As vozes da canção na mídia. SP: Via Lettera. 2003.
ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz. SP: Companhia das Letras. 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new works must be credited to you and may not be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works under the same terms.