Música y Política en la Industria Cultural

Autores/as

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39276

Palabras clave:

Música, Song, Programación Musical, Pista.

Resumen

ctamente vinculadas a la radio, como pionero y uno de los más importantes medios de comunicación de masas. En Brasil, en el recorrido que ese medio realizó en el siglo XX, nació y permaneció concesionario, por lo tanto, directamente sujeto a las políticas públicas del gobierno federal que también participó en las decisiones que formatearon la sociedad y la cultura de masas a través de la Industria Cultural. Como medio que busca su propio lenguaje a través de la convergencia, la música y la canción no escaparon como piezas apropiadas por la radio, participando activamente en aquello que Luiz Tatit denominó Siglo de las Canciones, y fueron singularmente dispuestas a ser uno de sus elementos constituyentes, con apuntó Armand Balserbre, en El lingüaje radiofónico, como música y canción para tocar la radio. Como la radio realizó ese recorrido y cómo fue buscando la singularidad del medio son los principales foco del capítulo.

Biografía del autor/a

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente, é professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

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Publicado

2018-10-08

Número

Sección

Artigos