Reposicionamento Social ou Estratégia Mercadológica?
Construção Performática da Revista Glamour no Instagram, Quando Raça e Gênero Caem nas Redes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66621Palavras-chave:
Performance, Raça, Revista Glamour, , “Coerência expressiva”Resumo
Neste artigo, refletimos sobre como as demandas do público e do mercado refletem e, muitas vezes, transformam os discursos publicados na conta do Instagram da revista feminina brasileira Glamour. Para tal, pensamos como esses discursos são apresentados, e se reforçam ou refutam outros já existentes em uma sociedade estruturalmente racista (ALMEIDA, 2018), como a brasileira. Consideraremos especificamente as postagens dessa publicação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, no ano de 2021. E analisamos a atuação da mídia em relação a questões relacionados à raça, racismo e gênero, considerando, principalmente, os conceitos de performance (AMARAL; SOARES; e POLIVANOV, 2018); “capital solidário” (CAMPANELLA, 2014); e “coerência expressiva” (SÁ e POLIVANOV, 2012).
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