¿Reposicionamiento Social o Estrategia de Marketing?

Construcción Performativa de la Revista Glamour en Instagram, Cuando la Raza y el Género Caen en la Web

Autores/as

  • Amanda dos Santos Moura Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66621

Palabras clave:

Actuación, Carrera, Raza, Revista Glamour, Capital Solidario, Coherencia Expresiva

Resumen

En este artículo reflexionamos sobre cómo las demandas del público y del mercado reflejan y muchas veces transforman los discursos publicados en la cuenta de Instagram de la revista femenina brasileña Glamour. Para ello, pensamos en cómo se presentan estos discursos y si refuerzan o refutan otros que ya existen en una sociedad estructuralmente racista (ALMEIDA, 2018), como la brasileña. Consideraremos específicamente las publicaciones de esta publicación en el Día de la Conciencia Negra, 20 de noviembre del año 2021. Y analizaremos las acciones de los medios de comunicación en relación a cuestiones relacionadas con la raza, el racismo y el género, considerando, principalmente, los conceptos de performance (AMARAL ; SOARES y POLIVANOV, 2018); “capital solidario” (CAMPANELLA, 2014); y “coherencia expresiva” (SÁ y POLIVANOV, 2012).

 

Biografía del autor/a

Amanda dos Santos Moura, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet - RJ). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ).

Citas

ALMEIDA, Silvio. L. de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte. Letramento, 2018.

AMARAL, A.; SOARES, T.; POLIVANOV, B. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3044. Acesso em: 01/08/2022.

BIROLI, Flávia e MIGUEL, Luiz Felipe. Feminismo e política: uma introdução. 1ª edição, São Paulo: Boitempo, 2014.

CAMPANELLA, B. Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15908. Acesso em: 01/08/2022.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Projeto Periferia, 2003.

EDELMAN. 69% dos brasileiros compram com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/earned-brand-2018. Acesso em: 25/08/2022.

ESCOLA, Brasil. 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm. Acesso em: 10/08/2022.

ESTUDANTE, Guia do. Tema de redação: como funciona a cultura do cancelamento. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/tema-de-redacao-como-funciona-a-cultura-do-cancelamento/. Acesso em: 13/06/2022.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GLAMOUR, Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/glamourbrasil/. Acesso em: 01/08/2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Edição, DP&A Editora, Rio de Janeiro, 2006.

hooks, bell. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MEIO & MENSAGEM. Glamour foca no digital e reduz edições impressas

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/05/24/glamour-foca-no-digital-e-reduz-edicoes-impressas.html. Acesso em: 01/08/2022.

MELO, Cristina; VAZ, Paulo. Guerras Culturais: conceito e trajetória. Revista ECO-Pós, v. 24, n. 2. Rio de Janeiro: 2021. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27791/15215. Acesso em: 01/08/2022.

MÍDIA KIT. Glamour 2021. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/43f3dabf/files/uploaded/Midia%20Kit%20Glamour%202021_FINAL.pdf. Acesso em: 29/07/2022.

MOURA, Amanda dos Santos. Representação da mulher negra nas capas da versão brasileira da revista Glamour (2012-2020): Discursos, imagens e construção de sentidos. Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/Cefet-RJ), Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/164_Amanda%20dos%20Santos%20Moura.pdf. Acesso em: 01/08/2022.

PEREIRA DE SÁ, Simone; POLIVANOV, Beatriz. Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Revista Contemporânea, Salvador, vol. 10, n. 3, pp. 574-596, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6433/4670 > Acesso em 01/08/2022.

POLIVANOV, B., CARRERA, F. Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffmann. Porto Alegre, Revista InTexto, UFRGS, n.44, p.78-98, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/79810. Acesso em: 01/08/2022.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, R.; BARBALHO, A. (Orgs.). Comunicação e Cultura das Minorias. São Paulo: Paulus, 1o ed., v. 1, 2005.

SODRÉ, Muniz. Uma lógica perversa de lugar. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dossiê Racismo, v. 21, n. 3, 2018.

TRINDADE. Azoilda Loretto da. A formação da imagem da mulher negra na mídia. Rio de Janeiro: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2005.

UOL, PORTAL. Papel social é fundamental para marcas garantirem longevidade aos negócios. Disponível em: https://economia.uol.com.br/colunas/2021/01/07/papel-social-sera-unica-forma-de-garantir-longevidade-aos-negocios.htm. Acesso em: 25/08/2022.

UOL, Portal. Com top celeb na capa, primeira edição da "Glamour" brasileira sai amanhã. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/fundada-nos-eua-em-1939-revista-glamour-chega-ao-brasil-pela-globo-conde-nast/. Acesso em: 01/08/2021

Fonte: https://www.instagram.com/p/CWgVsOJF8ML/. Post sobre o dia da Consciência Negra, no qual destaca matéria que pontua lugares turísticos que celebram a cultura negra

Publicado

2023-06-20 — Actualizado el 2024-05-18

Versiones