Contribuições da Prova Brasil à prática pedagógica do professor que ensina matemática para crianças de 6 a 10 anos no que se refere ao sistema de numeração decimal
Autores
MÁRCIA HELENA MARQUES RABELO
Univesidade Cruzeiro do Sul
EDDA CURI
Univesidade Cruzeiro do Sul
Resumo
A presente comunicação é parte de minha dissertação de mestrado que decorre de um Projeto de Pesquisa intitulado “Prova Brasil de Matemática: revelações, possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série / 5º ano e indicativos para formação de professores”. O Projeto ora citado é desenvolvido pelo grupo de pesquisa CCPPM (Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática) da Universidade Cruzeiro do Sul e é coordenado pela Profª. Drª. Edda Curi. Está alocado no âmbito do Programa Observatório da Educação e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Edital 038/2010. Destacamos as análises de conhecimentos sobre o Sistema de Numeração Decimal de alunos de 5º ano das escolas participantes do Projeto, revelados nos testes.