Expectativas de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental I – alunos de um curso de pedagogia – com relação à sua formação para ensinar matemática: algumas reflexões
Resumo
Neste artigo apresentaremos parte de nossa pesquisa de doutorado, que envolve futuros professores alunos de um curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo. A pesquisa pretende evidenciar os saberes e conhecimentos dos futuros professores dos anos iniciais para ensinar Matemática, verificar quais são as expectativas que os futuros professores têm em relação à sua formação para ensinar essa área do conhecimento, de que forma os conhecimentos matemáticos estão sendo discutidos pelos formadores do curso de Pedagogia, na disciplina Fundamentos Metodológicos no Ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Para esta comunicação, evidenciam-se mais especificamente as expectativas em relação à sua formação para ensinar Matemática, a partir de respostas dadas pelos futuros professores a algumas questões do questionário. Os resultados apontam para lacunas na formação desses alunos e para o desafio de desenvolver conhecimentos específicos para ensinar Matemática que não são definidos apenas pelos conteúdos, mas pelo saber fazer com que esses conteúdos possam ser aprendidos pelos futuros alunos dos professores formados nesse curso. Portanto, consideramos que seja uma missão do Curso de Pedagogia formar professores que saibam fazer esta relação de domínio do conteúdo a ser ensinado e conseguir transmitir de forma clara e objetiva que levem seus alunos a aprenderem.