Expectativas, limites e dificuldades dos professores em relação à formação em serviço
Resumo
Resumo
O presente estudo expõe as expectativas, motivações e dificuldades que professores de matemática da rede municipal de ensino da cidade de São José dos Campos têm em relação à formação continuada oferecida em serviço, em horário de trabalho coletivo. Esclarecemos que esses profissionais participam desta formação por fazer parte de sua carga horária de trabalho destinada para este fim. Acredita-se que as formações continuadas devem abordar as necessidades de encontrar novas alternativas para a prática docente, com sugestões de como trabalhar a matemática de forma significativa, crítica e contextualizada. Porém, se faz necessário investigar o que o professor que recebe essas formações pensa, espera e aproveita do que lhe é oferecido. Neste contexto, a partir de uma prática investigativa e reflexiva, proposta na própria formação oferecida, constatamos que as reflexões e os conflitos revelam o interesse em melhorar e aperfeiçoar a prática pedagógica e assim, ajudar os alunos no processo de aprendizagem da matemática, que a busca por experiências os motiva, pois consideram que as dificuldades enfrentadas na profissão podem ser amenizadas no curso de formação, já que podem dialogar, refletir, construir e trocar experiências. Por outro lado, há o aspecto que se refere às demandas, exigências e ritmo de trabalho no cotidiano escolar, onde resulta na insegurança de não conseguir conciliar com a demanda de atividades que a formação exige. Compreendemos que os resultados podem servir de parâmetros para decisões, ajustes e acompanhamentos futuros dos profissionais tanto na sua prática quanto no seu processo de formação.
Palavras-chave: metodologia; formação continuada; expectativas.
Abstract
This study discusses the expectations, motivations and difficulties that mathematics teachers in the municipal schools in the city of São José dos Campos have regarding continuing education offered in service in collective work. We clarify that these professionals participate in this training to be part of your workload designed for this purpose. It is believed that continuing education must go will be dealt with the needs to find new alternatives for teaching practice, with suggestions of how to work the math significantly, critical and contextualized. However, it is necessary to investigate what the teacher that receives these formations thinks waiting and use what is offered. In this context, from a practical investigative and reflective proposal offered in training itself, we find that the reflections and conflicts reveal interest in improving and perfecting the teaching practice and thus help students in the learning process of mathematics, the search for experiences as they motivates, then consider that the difficulties faced in the profession can be mitigated in the course of training, which as they can talk, reflect, build and exchange experiences.On the other hand , there is the aspect that relates to the demands , needs and pace of work in school life , which results in the insecurity of not being able to reconcile the demand of activities that the formation to demand. We understand that the results can serve as parameters for decisions, adjustments and monitoring of future professionals both in their practice and in their training process.
Keywords: Methodology; continuing education; expectations.