Sistemas de equações lineares: Uma proposta de atividades com abordagem de diferentes registros de representação semiótica

Autores

  • NILZA APARECIDA DE FREITAS PUC-SP
  • CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR PUC-SP

Resumo

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que investiga de que forma os alunos do Ensino Médio resolvem sistemas de equações lineares 2x2 quando a abordagem favorece a conversão e o tratamento de registros de representação semiótica. Apresenta a aplicação e análise de atividades, propostas pela pesquisadora, que utilizam os pressupostos da Engenharia Didática. Foi elaborada centrada na língua natural, algébrica e gráfica, com a utilização do software Geogebra. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval foi o suporte teórico dessa investigação.

Palavras-chave: sistemas lineares; registros de representações semióticas; geogebra.

Abstract

This article is part of a current research that  studies  the ways  how High School students solve linear equation systems 2x2 when the approach facilitates the convertion and treatment of  registers on semiotic representations. It presents the application and analysis of activities, carried out by the researcher, that  are used on support of Didactic Engineering. It was written centering on natural language, algebric and graphic, by using the  Geogebra software.  Raymond Duval's semiotic representation register theory has been the theorical   basis of this investigation.

Keywords: linear systems; registers of semiotic representation; geogebra.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Edição

Seção

Artigos