Sistemas de equações lineares: Uma proposta de atividades com abordagem de diferentes registros de representação semiótica
Abstract
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que investiga de que forma os alunos do Ensino Médio resolvem sistemas de equações lineares 2x2 quando a abordagem favorece a conversão e o tratamento de registros de representação semiótica. Apresenta a aplicação e análise de atividades, propostas pela pesquisadora, que utilizam os pressupostos da Engenharia Didática. Foi elaborada centrada na língua natural, algébrica e gráfica, com a utilização do software Geogebra. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval foi o suporte teórico dessa investigação.
Palavras-chave: sistemas lineares; registros de representações semióticas; geogebra.
Abstract
This article is part of a current research that studies the ways how High School students solve linear equation systems 2x2 when the approach facilitates the convertion and treatment of registers on semiotic representations. It presents the application and analysis of activities, carried out by the researcher, that are used on support of Didactic Engineering. It was written centering on natural language, algebric and graphic, by using the Geogebra software. Raymond Duval's semiotic representation register theory has been the theorical basis of this investigation.
Keywords: linear systems; registers of semiotic representation; geogebra.