Ensino de equações diferenciais ordinárias em cursos de Engenharia Mecânica

Autores

  • RIEUSE LOPES PINTO
  • GABRIEL LOUREIRO DE LIMA

Resumo

Resumo

Apresentamos por meio deste artigo a pesquisa de doutorado que estamos desenvolvendo com o propósito de discutir o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias lineares de 1ª e 2ª ordens em um curso de Engenharia Mecânica, sob a ótica da Matemática no Contexto das Ciências. A partir da análise de livros didáticos utilizados como referências principais nas disciplinas não matemáticas do referido curso, conduzida por meio da etapa central da metodologia Dipcing, inserida em uma das fases da MCC, a curricular, elaboraremos uma coletânea de situações da Engenharia Mecânica que mobilizam EDO lineares de 1ª e 2ª ordens. Essas aplicações das EDO servirão de base para a construção de uma sequência de ensino contextualizando esse conteúdo matemático na Engenharia Mecânica. Tal sequência será aplicada e analisaremos os possíveis ganhos, em termos de aprendizagem, trazidos pela atividade.

Palavras-chave: Ensino Superior; Matemática no Contexto das Ciências; Engenharia; Equações Diferenciais.

Abstract

We present through this article the doctoral research that we are developing with the purpose of discussing the teaching and learning of the Ordinary Differential Equations of the 1st and 2nd linear order in a Mechanical Engineering course, from the perspective of Mathematics in the Context of Sciences. Based on the analysis of textbooks used as main references in the non-mathematical subjects of the mentioned course, conducted through the central stage of the Dipcing methodology, inserted in one of the phases of the MCC, the curricular, we will elaborate a collection of situations of the Mechanical Engineering that mobilize linear EDO of 1st and 2nd order. These applications of EDO will serve as the basis for the construction of a teaching sequence contextualizing this mathematical content in Mechanical Engineering. Such sequence will be applied and we will analyze the possible gains brought by it, in terms of learning.

Keywords: Higher Education; Mathematics in the Context of Science; Engineering; Differential Equations.  

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos