O número zero e o valor posicional no sistema de numeração decimal: um estudo sobre a construção do conhecimento dos alunos
Resumo
Resumo
Apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa em andamento, de cunho qualitativo, que visa investigar quais conhecimentos sobre valor posicional no Sistema de Numeração Decimal (SND) e sobre as características do número zero são mobilizados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, discutimos como ocorre a formação do conceito de número e a aquisição das características do SND, como o valor posicional e as particularidades do zero nesse sistema. Trazemos nas análises uma questão que compõe o instrumento piloto aplicado a dois alunos do Ensino Fundamental. De acordo com as respostas trazidas pelos alunos, percebemos que a construção desses conceitos é um processo contínuo, que precisa ser aprofundado progressivamente a cada ano letivo.
Palavras-chave: Sistema de Numeração Decimal; Valor Posicional; Número Zero.
Abstract
This article presents a part of a research in progress, using a qualitative approach, which aims to investigate the knowledge about the positional value in the Decimal Number System (DNS) and the mobilized characteristics of number zero by the students of the initial years of Elementary School. Therefore, it is discussed how occurs the concept formation of a number and the acquisition of the DNS characteristics, such as the positional value and the particularities of zero number in this system. The analysis contains a question related to the pilot instrument applied to two students of Elementary School. According to the answers brought by the students, we realized that the construction of these concepts is a continuous process, which needs to be progressively improved in each school year.
Keywords: Decimal Number System; Positional Value; Number Zero.