Imaginário, percepção e tecnologias para ensinar e aprender matemática: Mapeamentos das produções científicas
Resumo
Resumo
Este artigo apresenta o mapeamento de dezoito dissertações e teses que tratam das temáticas: imaginário, percepção e tecnologias para ensinar e aprender Matemática. Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. Em seguida, são apresentadas as definições e conceitos extraídos das dissertações e teses. Por fim, são apresentadas as seguintes conclusões, percebeu-se que a temática é pouco discutida no contexto/âmbito do conhecimento matemático. Em síntese, o imaginário como referencial teórico é discutido nas pesquisas em Educação Matemática. As produções científicas analisadas evidenciam a necessidade de novas pesquisas nesta área.
Palavras-chave: Mapeamento; Imaginário; Percepção; Tecnologia; Ensino-Aprendizagem e Matemática.
Abstract
This article presents the mapping of eighteen dissertations and theses that deal with the themes: imagery, perception and technologies to teach and learn mathematics. Initially, the definition of mapping, its objectives and the paths taken to its accomplishment are discussed. Next, the definitions and concepts extracted from dissertations and theses are presented. Finally, the following conclusions are presented, it was perceived that the theme is little discussed in the context / scope of mathematical knowledge. In summary, the imaginary as a theoretical reference is discussed in the researches in Mathematics Education. The scientific productions analyzed show the need for further research in this area.
Keywords: Mapping; Imaginary; Perception; Technology; Teaching-Learning and Mathematics.