Uma proposta de atividades para o ensino de Medidas de Tendência Central com apoio do GeoGebra

Autores

  • JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO PUC-SP

Resumo

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado em andamento de caráter qualitativo. A partir de uma proposta de atividades, objetiva-se identificar potencialidades do GeoGebra para o estudo das Medidas de Tendência Central. Inicialmente são apresentados elementos curriculares e de pesquisas, que em seus objetos de estudos colaboraram para compreender como está inserido o ensino de estatística. Adotamos como referencial teórico, pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, as dialéticas de ação, formulação, validação e institucionalização. Na sequência foram utilizados pressupostos da Engenharia Didática como metodologia, tendo como sujeitos participantes da pesquisa, alunos de uma escola pública do estado de São Paulo.

Palavras-chave: GeoGebra; Medidas de Tendência Central; Teoria das Situações Didáticas.

Abstract

This article results from a qualitative research in progress. From a proposal of activities, aims to identify GeoGebra’s potential for the study of Measures of Central Tendency. Initially are presented curricular elements and research that in their study objects collaborated to understand how is inserted the statistical education. We adopt as theoretical framework, assumptions of the Theory of Didactic Situations, the dialectics of action, formulation, validation and institutionalization. In the sequence, assumptions of the Didactic Engineering were used as a methodology, having students from a public school in the state of São Paulo.

Keywords: GeoGebra; Measures of Central Tendency; Theory of Didactic Situations

 

Downloads

Publicado

2018-04-19

Edição

Seção

Artigos