Organização matemática na articulação de práticas de resoluções de sistemas lineares e posições relativas de retas no ensino superior
Resumo
Resumo
O artigo apresenta parte de resultados da tese de doutorado do autor, orientado pela questão: Como construir uma Organização Matemática que favoreça a conexão das práticas docentes entre o estudo das Posições Relativas de Retas e a Resolução de Sistemas Lineares? Para tentar respondê-la, um dos objetivos foi propor um Modelo Epistemológico de Referência, elemento da Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, que auxiliará na descrição e análise da Organização Matemática. Essa é composta por tarefas intermediárias elaboradas com o software GeoGebra. Concluímos que as tarefas possibilitaram considerar alguns aspectos referentes às restrições no GeoGebra, auxiliando na construção do Modelo para Resolução de Sistemas Lineares de duas equações e duas incógnitas sem solução, utilizando a técnica do Método Gráfico.
Palavras-chave: Organização Matemática; Sistemas Lineares; Retas.
Abstract
The article presents part of the results of the doctoral thesis of the author, guided by the question: How to build a Mathematical Organization that favors the connection of teaching practices between the study of Relative Positions of Lines and the Resolution of Linear Systems? In order to try to answer it, one of the objectives was to propose an Epistemological Model of Reference, element of the Anthropological Theory of Didactics, by Yves Chevallard, who will assist in the description and analysis of Mathematical Organization. This is composed of intermediate tasks elaborated with GeoGebra software. We conclude that the tasks made it possible to consider some aspects related to the constraints in GeoGebra, assisting in the construction of the Linear Systems Resolution Model of two equations and two incognitos without solution using the Graphic Method technique.
Keywords: Mathematical Organization; Linear systems; Lines.